GOVERNANÇA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E SEGURO CIBERNÉTICO

A NOVA FRONTEIRA PARA PROTEGER SEU NEGÓCIO

QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA

Porcentagem de Companhias Atingidas por Ataque Ransomware

Se você cuida da segurança da informação na sua empresa ou é responsável por manter o negócio funcionando, já percebeu que o cenário é desafiador. E, tenha certeza, ele é mesmo.


O cibercrime agora rende muito, 6 trilhões de dólares no mundo todo, para ser exato. 



Somente aqui no Brasil, 6 em cada 10 empresas declararam já ter sido vítimas de ataques ransomware, por exemplo, que pode interromper operações da noite para o dia.

US$6.000.000.000.000,00

é quantidade de dinheiro que o cibercrime rende no mundo todo.

E tem solução?


Tem. E ela demanda uma abordagem tão sofisticada quanto àquela utilizada pelos cibercriminosos. Afinal, para combater novas ameaças, são necessárias novas armas e estratégias. O crescimento exponencial da COVID-19 levou a mudanças drásticas na maneira como trabalhamos. Para muitos, nossos espaços de trabalho e vida pessoal tornaram-se o mesmo. Com a pandemia, empresas tiveram de adotar rapidamente recursos para possibilitar o trabalho remoto, e em paralelo, com o crescimento das ameaças, tiveram de tomar medidas rigorosas de precaução para a segurança. Em uma realidade cada vez mais complexa, resiliência é a palavra-chave. É preciso ter uma visibilidade ampla dos possíveis riscos e prover soluções inteligentes para proteger e valorizar organizações e pessoas.


Até hoje, você protegeu sua empresa como se ela fosse um castelo, aumentando a altura das “muralhas” virtuais com firewalls, WAFs, DLPs, IDS, IPS. E isso era efetivo até bem pouco tempo atrás, no tempo em que você podia controlar o armazenamento de informações de forma centralizada, em que controlava cada dispositivo conectado à sua rede, num tempo em que não existia nuvem, BYOD, SaaS, Shadow IT, IoT…


Pense com a gente, você poderá ter dezenas de milhares de reais em soluções de segurança implementadas em seu ambiente, que podem proteger dados e informações, mas elas não te protegerão daquele funcionário que clicou num link falso de um e-mail em nome da empresa, durante um final de semana, no dispositivo móvel, e entregou de bandeja seu nome de usuário e senha da rede corporativa. Um firewall não evita isso, não é mesmo? Tampouco garante uma proteção ampla que de fato proteja seu patrimônio ou que proteja sua empresa de um possível incidente que pode resultar em penalidades impostas pela LGPD.


O segredo é conhecer as táticas do inimigo, detectá-las e respondê-las. Na hora.

O que é governança de segurança da informação?


A governança de segurança da informação não vai tapar o buraco com uma peneira. Por meio de uma análise aprofundada do ambiente para entender a quais riscos está exposto, usando as mesmas técnicas de invasão empregadas pelos cibercriminosos, cria-se um inventário completo de ativos, para conhecer e proteger os que são mais críticos. Assim, é possível rever processos e corrigir as causas raiz das vulnerabilidades que põem em risco a continuidade do seu negócio.


Conhecendo o risco digital real e de negócios, você caminha com muito mais tranquilidade em direção ao crescimento das suas operações e da inovação.


Este ponto tem total conexão com seguro de Cyber, uma vez que esta modalidade de seguros agrega proteções para a recuperação de dados e sistemas comprometidos por uma invasão, custos de reação do evento, os lucros cessantes decorrentes de atos maliciosos, erros humanos e falhas de sistemas e depositório de dados de diversas naturezas.

Protegendo seu patrimônio por meio da contratação do seguro de riscos cibernéticos


Entender o seu risco é tão importante quanto estar preparado responder prontamente eventos inesperados. Nos dias de hoje, não basta investir indefinidamente em segurança da informação, é preciso também estar pronto para proteger o seu patrimônio em caso de ataque de hackers, falhas humanas e sistêmicas. A forma mais assertiva de se certificar dessa capacidade de reação é a contratação de um seguro de Riscos Cibernéticos.


Essa modalidade de seguro confere proteção à empresa e a terceiros prejudicados, possibilitando o reembolso de custos decorrentes de um ataque cibernético ou em caso, por exemplo, de sanções regulatórias em decorrência de quebra na segurança e privacidade.


Entre as coberturas encontradas no seguro, destacamos a cobertura para lucros cessantes, extorsão cibernética (ransomware), despesas de recuperação de dados e sistemas, assim como a indenização a terceiros por exposição de dados pessoais ou corporativos. A estas coberturas agregam-se serviços de resposta a incidentes, inclusos sem custo adicional e de recuperação da imagem da empresa.


Em última análise o Seguro de Riscos Cibernéticos representa o acesso imediato a um “capital contingente” e a um apoio altamente qualificado, no momento que sua empresa possivelmente estará mais fragilizada, com seus administradores sobre grande pressão interna e externa.

Governança + Seguro Cyber

Porque faz sentido?


A gente já falou que a abordagem tradicional para proteger sua empresa já não funciona mais. Além de ineficaz, ela é cara, muito cara.

Criar governança de segurança da informação vai potencializar a resiliência da sua empresa, ou seja, a capacidade de resistir e responder aos ataques digitais. A guerra contra o cibercrime, no entanto, é constante e você poderá perder alguma batalha, haverá riscos que você não vai conseguir evitar e que você pode transferir, contratando um seguro cibernético.

Já é possível encontrar um seguro de proteção digital hoje.

A definição do que ele cobre, valores de indenização e prêmios pagos às seguradoras anualmente podem variar, muito. Por isso, antes de qualquer coisa, é importante conhecer seu risco digital, reduzi-lo e, então, pensar no desenho de seguro mais adequado para você. A avaliação do risco da sua empresa pela seguradora é um processo detalhado, que vai determinar, por exemplo, o valor a ser pago pelo seguro e as coberturas ideais para sua proteção

Quer saber mais?

Vamos conversar. Envie uma mensagem pra gente.

A Horiens


Especializada gestão de riscos, seguros e garantias, a Horiens tem mais de 40 anos de experiência em projetos complexos de avaliação e projeções que demandam conhecimento profundo de riscos específicos a partir dos cenários dos clientes. Os projetos são baseados em quatro pilares: conhecimento técnico, soluções inteligentes, confiança e parceria para apoiar os clientes e tomarem suas melhores decisões de negócio na proteção de seu patrimônio.

 

Saiba mais em www.horiens.com.br


Contate-nos

contato@horiens.com


Av. das Nações Unidas, 14.401, 6º andar - Torre Aroeira

Parque da Cidade 04794-000

São Paulo – SP

A GC Security


A GC Security é especializada na detecção, correlação, priorização e gestão de vulnerabilidades cibernéticas. Corrigimos falhas de segurança e reduzimos o risco digital para grandes empresas há mais de 10 anos, com metodologia gerencial exclusiva, especialistas certificados e motores de detecção de vulnerabilidades que usam algoritmos proprietários para enxergar o que os outros não veem.

 

Saiba mais em www.gcsec.com.br


Contate-nos

contato@gcsec.com.br

+55 (11) 2972-8999


Rua Jaceru, 384, conjunto 1909, Vila Gertrudes • 04705-000

São Paulo – SP